
Depois que um usuário das redes sociais faz um post – seja da foto da viagem ou de uma opinião mais polêmica – é muito normal que ele fique ansioso para saber se a publicação “está bombando”: Quantos likes já tem? Alguém compartilhou? Nossa… nenhum coraçãozinho???
Acontece exatamente a mesma coisa quando uma marca faz suas primeiras postagens em mídias sociais. Mas o que toda empresa deve saber é que, no vasto universo online, existem diversas e variadas formas de se conquistar leads, clicks e – muito melhor que isso – relacionamento.
Curto, logo existo!
Pense assim: você tem um almoço hoje e precisa escolher a roupa com que vai. Parece simples, mas é óbvio que você deve considerar se é um almoço de negócios, um almoço em família ou um encontro com os amigos num churrasco com piscina.
Metaforicamente, as redes sociais são esse “almoço”, cada qual com sua particularidade. Você pode até achar estranho no início, mas acredite: na maioria das vezes não é ideal postar um mesmo conteúdo no LinkedIn e no Facebook, por exemplo. É preciso respeitar a linguagem e o público de cada um.
Isso fica mais claro lembrando de como você age sendo usuário dessas duas redes. No Facebook, é mais comum postar fotos de passeios, adicionar amigos e compartilhar recordações com as pessoas da família. Já no LinkedIn, você lê artigos, coloca uma foto mais formal em seu perfil e fica muito atento a erros de português quando vai falar sobre alguma vaga ou compartilhar algo enriquecedor.
As pessoas tendem a modificar seus objetivos em algumas redes e isso é extremamente comum e natural. Uma marca completa dentro das redes sociais é aquela que sabe interagir sem perder o foco do discurso, falando com cada público do jeitinho que ele espera naquele ambiente.
Conteúdo rico e criativo
Dentro de uma plataforma online, há milhares de possibilidades para criação de conteúdo criativo. Escrever um whitepaper com cases de sucesso da marca, disponibilizar um e-book com dicas sobre determinado produto/serviço ou ter um blog da marca atualizado periodicamente são essenciais para alimentar os públicos e os consumidores finais com informações sobre sua atividade principal.
Não esqueça que somente a SUA marca tem o poder de informar sobre o que ela faz. Logo, pegar esses ganchos para mostrar o que ela tem de melhor é fundamental para ganhar, além de bons seguidores, novos negócios.
Ser rápido no gatilho ou rir por último?
Se tem algo na internet que ninguém questiona é a velocidade com que as informações chegam e vão. Esse é um motivo mais que bom para se estar atento ao que acontece com o segmento da sua empresa. Ações na mídia online precisam ser rápidas e rasteiras, devem ser inteligentes e sempre inovadoras. Um exemplo clássico disso foi a Guerra dos Milkshakes de 2016: bastou o Mc Donald’s anunciar seu novo milk-shake de Ovomaltine para que o Bob’s imediatamente se defendesse com hashtag #MilkFake. O assunto rendeu ainda posts divertidos do Burger King e do Giraffas. Até quem não era do ramo do fast-food acabou brincando com o assunto, como fez a Philips. Os brandlovers de cada marca adoraram a polêmica e, mais uma vez, as redes sociais mostraram que a sagacidade tem espaço garantido ali.
Plataformas Digitais e as novas estratégias online
O mundo online possui uma gama gigantesca de possibilidades de plataformas digitais, mas a estrela do momento é fazer e falar em Inbound Marketing. A automação de conteúdo é a grande tendência porque, além de atrair leads direto para sua marca, você fala diretamente com quem você quer, direto na caixa de entrada dele.
Fazer Inbound é ter a chance de apresentar sua marca de forma criativa e cheia de conteúdos ricos, que farão o seu público se interessar ainda mais por seu negócio. Um bom Inbound – quando executado para o mailing correto – é capaz de atrair inúmeras pessoas, sempre considerando as personas criadas para a marca.
Entendendo o que são Personas
Imagine que você é aficionado por esportes na neve. Então, já sabe tudo sobre as melhores marcas e o desempenho de cada produto. Você gosta tanto que resolve convencer seu primo de que isso é muito legal e ele entra na onda. Mesmo sendo principiante no assunto, ele não deixa de ser consumidor, certo?
Temos, nesse caso, 2 personas para uma marca de artigos de esportes na neve. Um que já pratica, compra e gosta e outro que ainda quer saber como é, como funciona.
Algumas marcas possuem mais de 10 personas, cada uma com suas particularidades; entender o gosto delas e com quem a marca está falando é essencial para realizar a venda.
Como abordar um assunto mais técnico junto a um principiante? Ele não vai entender. Por isso, se faz necessária essa divisão.
FIQUE DIGITAL!
Após essa leitura, questione o que sua empresa já faz e o que ela precisa fazer. Pense em qual nível digital ela está e como o mundo online pode agregar para que as vendas melhorem e as metas sejam alcançadas.
Busque ajuda, inicie ou melhore sua caminhada!
Leave a Reply