
Por que meu concorrente faz sucesso e eu não? A comunicação faz tanta diferença no faturamento de uma empresa? Por que o consumidor não vê o valor do meu produto?
Quando o assunto é business, perguntas não faltam, correto? Nesse caso, seguem outras três: ninguém discute que a invenção da roda está entre as maiores ideias da humanidade (se não a maior). Mas você sabe dizer o nome de quem teve esse insight brilhante? De onde ele era? Quantos milhões ele ganhou com isso?
Não há resposta para nenhuma dessas perguntas, mas elas ilustram que nomes, locais e valores não são as únicas informações relevantes para uma ideia virar um case de sucesso. Mas, se focarmos em outros aspectos como “em que esse invento facilitou nossas vidas?” ou “nossa história seria a mesma sem a roda?”, certamente as respostas virão com mais facilidade.
O mundo dos negócios é cruel: as cobranças são muitas, não admite erros, só tem lugar para um líder… mas a missão de uma empresa (aquela do trinômio missão-visão-valores) se torna algo bem mais próximo quando o consumidor consegue enxergar “como isso facilitou minha vida!” ou “o que seria de mim sem esse produto?”. O lucro importa – é óbvio!!! – mas é muito mais fácil chegar a ele oferecendo produtos e serviços que de fato façam diferença na vida das pessoas.
Não custa lembrar que para cada produto escolhido, por exemplo, numa prateleira de supermercado (o SIM), existem dezenas de outros que não foram levados para casa (os NÃOs). As razões disso provavelmente possam ser entendidas olhando cada produto através de seu Mix ou Composto de Marketing (os famosos 4Ps) de Jerome McCarthy, extensamente difundido por Philip Kotler: não basta um produto bom, fácil de achar e com preço coerente, se sua comunicação for deficitária. E um dos deveres da agência junto ao cliente é alinhar essas variáveis, trazendo o equilíbrio necessário para que os nãos do público se transformem no tão esperado sim.
Desde 2004, “usar as ferramentas de comunicação para transformar um não em um sim” tem sido a missão da GO! (e até inspirou nosso novo filme). Mas essa transformação vai muito além de um OK para uma nova campanha ou de um aumento de vendas: é um desafio diário seguido à risca e aprovado por empresas como Mercedes-Benz, Brasil Kirin, Eucatex, Tupperware e tantas outras.
Clientes satisfeitos, expectativas atendidas, um portfólio de peso e dezenas de prêmios indicam uma coisa: estamos SIM no caminho certo.
Esse texto é do nosso redator,
Fabio Hourneaux.
Leave a Reply