
As empresas batalham muito para se estabilizarem no mercado. Quando isso acontece, algumas demandas – em relação a processos, produtividade, linguagem, comunicação institucional, entre outros – tornam-se essenciais para que o crescimento permaneça contínuo.
Apesar de determinados produtos e serviços já “nascerem” com uma linguagem própria, é bastante comum que melhorias neles ou novas necessidades dos clientes acabem gerando atualizações e até reposicionamentos no mercado, de modo a mantê-los próximos de seu público e de também atrair novos negócios.
Com tudo isso, é normal que o gestor tenha dúvidas em relação à comunicação e as melhores formas de iniciá-la.
Comunicação: por onde começar?
Existem muitas formas de se alinhar a comunicação institucional. Mas o primeiro passo é entender com qual parceira você quer contar para essa atividade.
Por se tratar de um segmento com inúmeros caminhos, as “entregas” vão acabar dependendo do foco que a agência em questão trabalha. Por exemplo: você já cotou uma agência de performance? Elas focam todas as atividades na geração de leads, mas acabam esquecendo que para manter um lead e trazê-lo para o negócio é necessário conteúdo. Muitas vezes, o click não é o suficiente.
Assim como as de performance, existem as que focam em branding, as que estão mais preocupadas com o universo digital, as que são puramente de publicidade, entre outras.
Parece óbvio, mas concentrar a comunicação em um parceiro que a crie e a gerencie de ponta a ponta, entendendo suas necessidades do início ao fim, tem se mostrado a alternativa mais eficiente. Afinal, uma agência com foco em comunicação evita ter de gerenciar um parceiro para cada demanda, economizando tempo, dinheiro e facilitando muito a vida da empresa.
Minha agência me entrega leads ou novos negócios?
Esse é um questionamento que sempre deve ser feito. Afinal, existem diversas formas de se conseguir um click, mas será que isso basta? Uma gestão realmente eficiente de comunicação precisa trazer não apenas o lead, mas também uma chance para novos negócios, estando atenta ao modo como as campanhas são escritas, entregues e a tudo aquilo que remete ao pós. Ela cria para você uma forma de metrificar, além dos números dos clicks e visualizações, o que se alcançou como resultado efetivo para a marca. Essa é a principal diferença em uma agência com foco em um único serviço para uma agência de comunicação, que abrange vários serviços. Uma se preocupa com apenas uma métrica de resultado, enquanto a outra se preocupa em olhar para o todo e trazer resultados para a marca.
Quando se contrata uma agência, é preciso ter isso em mente. Fique de olho no que você está contratando e procure uma parceria que seja mais do que publicidade, que ofereça uma comunicação integrada em todas as redes, sejam elas on ou off-line, sejam elas campanhas longas ou ações sazonais. O importante é a forma como a comunicação é realizada, porque uma campanha até pode finalizar e dar bons cliques, mas uma comunicação bem planejada e feita do início ao fim traz valores para sua marca. E melhor: vai torná-la conhecida.
Esse é um caminho árduo e não se constrói da noite para o dia. Mas, uma agência de comunicação é a ponte para que sua marca esteja bem preparada para se manter firme no mercado.
Leave a Reply