Papai Noel não é mais o mesmo.

Por gocom 6 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Opinião  /  Papai Noel não é mais o mesmo.
Caloi

Quem vê televisão já deve ter reparado que um assunto que nos fascinava na infância voltou agora à tona: bicicleta. Mas não é porque o Natal está aí e as crianças estão doidas para ganhar uma. É pela polêmica em torno das ciclofaixas em São Paulo. E como fim de ano é tempo de retrospectivas, vamos a um pequeno flashback.

As marcas Caloi e Monark dividiam os sonhos dos pimpolhos dos anos 70 e 80. Cecizinha, Barraforte, BMX, Caloi 10, Monareta… não havia cartinha para o bom velhinho que não desejasse um desses modelos. A doutrinadora campanha “Não esqueça a minha Caloi” ainda cumpre aquilo a que se propôs: passou um tempão e você não se esqueceu dela.

Nos programas infantis, o reinado das magrelas também era evidente. Toda criança que ligava para o Bozo (e torcia pelo cavalinho malhado) não pensava em outra coisa que não fosse ganhar o prêmio máximo: a bike. O memorável programa dominical Os Trapalhões não terminava sem o merchan e o pegajoso jingle “pedalando, pedalando, pedalando com a Caloi; pedalando, pedalando, a poupança nunca dói” entoado pelo próprio quarteto.

De volta ao século 21, surge a dúvida: onde foram parar os comerciais de bicicleta? As campanhas e slogans lendários? Teria a magrela perdido todo o prestígio cultivado durante décadas?

Há quem diga que a segurança (ou a falta dela) faz os pais pensarem mais que duas vezes antes de dar uma de presente. Mas devemos lembrar também que bicicleta não tem wi-fi, não exibe o DVD favorito e nem vem com tela touch. Seriam esses os reais motivos dela não ser mais o sonho de consumo de todo pequeno?

Podem dizer o contrário e nos chamar de saudosistas, mas Natal não é Natal sem aquele pacotão desforme ali debaixo da árvore. Sem aqueles olhinhos marejados de quem ganhou seu primeiro “automóvel”. Sem inesquecíveis anúncios de bicicleta.

Feliz Natal e um ótimo 2015.

Category:
  Opinião
este post foi compartilhado 0 vezes
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.