Isso vai afetar a todos ENEM você tinha percebido.

Por gocom 6 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Opinião  /  Isso vai afetar a todos ENEM você tinha percebido.
ENEM

Quem passa o dia diante de termos como metas, métricas, consumidor, ROI ou conceito pode achar que estudantes e notas do ENEM não têm nada a ver com o seu dia a dia. Mas a coisa pode não ser bem assim. Quer saber por quê?

 

Em janeiro foi divulgado que apenas 0,0004 (ou 1 a cada 25.000) dos estudantes tiraram a nota máxima na prova de redação de 2014. Se lembrarmos que o mercado de trabalho paga até 40% a mais para quem escreve e se expressa bem (fonte: Revista VEJA), isso os coloca como favoritos aos cargos de liderança/gerência/diretoria do futuro próximo. Ou seja, quem não faz parte desse grupo certamente vai receber ordens deles. O consolo é que elas serão muito bem escritas…

 

No outro lado da balança – só que bem mais “pesados” – estão os 8,5% de candidatos (ou 1 em cada 12) que  ZERARAM na mesma prova. É claro que o mundo dá voltas e pessoas mudam, mas uma boa parcela desses 530 mil alunos vai em breve se tornar seu colega de trabalho, seu funcionário ou seu consumidor. É uma considerável quantidade de gente que não consegue entender o que lhe foi solicitado, não desenvolve um assunto proposto ou sequer é capaz de analisar minimamente um tema.

 

Mesmo sem entrar no mérito político do que fez com que a Educação no país gerasse tamanho desastre no ENEM, isso ainda assim é bem preocupante. Basta lembrar que, se um deles se tornar seu colega de trabalho, é provável que você tenha de resolver não apenas as suas coisas, como algumas dele também. Afinal, saber se portar como uma equipe nunca foi tão valorizado. Logo, o problema dele é seu também.

 

Se um deles vier a ser seu funcionário e o desempenho apresentado ficar bem aquém do que se espera, a solução é “simples”: dispensá-lo. Mas tenha certeza de que, invariavelmente, outros como ele aparecerão para a vaga e o final desse ciclo estará mais distante do que uma luz no túnel. Portanto, isso também é problema seu.

 

Mas se há alguém que com certeza terá muito contato com todos eles, esse alguém são publicitários e marqueteiros. Mesmo zerando no ENEM ou pulando de um emprego para outro, esse público todo será sempre CONSUMIDOR. O que significa que os diferenciais anunciados pelos produtos terão de ser muito bem explicadinhos. Significa que as sutilezas da comunicação e sacadinhas nos títulos deverão ser revistas e talvez abolidas. Significa que o discurso publicitário não terá mais espaço para floreios e tudo terá de se resumir ao “pá-pum”.

 

Ou seja, se friamente estamos falando de uma parcela gigante de novos consumidores, isso tudo é problemão nosso, que envolve muitooooos zeros e cuja solução não virá de um chute de sorte num teste de múltipla escolha.

 

Se vamos passar ou não nessa prova, o tempo dirá.

Category:
  Opinião
este post foi compartilhado 0 vezes
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.