
Qual a relação entre tomar banho, cozinhar, brincar com o filho e ficar parado no trânsito?
Resposta: todos são momentos em que você pode ter uma grande ideia! Quando estamos focados em um projeto, é bastante comum o nosso cérebro não “desligar” dessa tarefa; logo, um insight incrível pode vir a qualquer momento. O nome disso é criatividade: é sua mente mostrando caminhos que tornam melhor o que já está sendo desenvolvido.
Essa palavrinha é aplicável a qualquer área da vida e pode fazer verdadeiras mágicas! Criatividade vem do latim creare e indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Ser criativo é sinônimo da popular expressão “pensar fora da caixa” (think outside the box – no original em inglês), ou seja, pensar de modo diferente, fugir do trivial.
A criatividade no negócio
“Criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo” (Stein, 1974).
Não é nenhuma novidade que ter ideias e melhorar o core business da marca é um diferencial no mercado. Quanto mais criatividade a equipe tiver, mais diferenciado o negócio vai se tornando e mais única vai ser a imagem que as pessoas terão da empresa.
O bom uso dessa “ferramenta” é essencial em qualquer escala: um funcionário criativo pode resolver um problema que insiste em aparecer; uma equipe criativa pode fazer a diferença na hora de uma crise; uma empresa criativa sai na frente dos concorrentes de diferentes jeitos e formas.
Mas e como usar a criatividade ao seu favor?
A comunicação criativa é capaz de gerar novos leads, mudar os pontos negativos da marca para diferenciais e estancar crises com mais rapidez. Num mundo de redes sociais e tecnologias que mudam a todo instante, é impossível não acompanhar as novas formas de se comunicar. Fazer uso da criatividade para isso é o que torna a marca um concorrente realmente competitivo.
“Geralmente é em meados de janeiro e fevereiro que se comemora o ano novo chinês, data importantíssima para os povos orientais. Nós recebemos como missão de um de nossos clientes (uma rede de fast food) trabalhar o awareness da marca em um dos principais eventos do Brasil que comemora essa data – o Ano Novo Chinês do bairro da Liberdade, em SP. Focando muito em criatividade, fomos capazes de fazer a marca aparecer em meio às milhares de pessoas que estiveram no local, gerando bastante engajamento do público e cumprindo o objetivo de propagar a mensagem do cliente. Aqui você pode conferir como foi esse trabalho”, Vivian Ferreira – Diretora de Atendimento e Planejamento.
Às vezes, uma campanha ou ação pode ser feita de forma criativa mas, se as interações planejadas para depois não forem condizentes, há grandes chances de ela não ter os resultados almejados. Assim, como o contrário também pode acontecer: não faz sentido criar interações pós-comunicação extremamente inventivas para uma campanha simples que mal vai impactar o público. A inovação tem de andar num conjunto.
Para isso, o caminho é deixar uma agência que seja comprovadamente capacitada e tenha equipe de sobra para pensar essa criatividade para você, afinal, o diferencial está onde menos se espera.
“Criatividade representa a emergência de algo único e original” (Anderson, 1965).
Leave a Reply